sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Cássia Eller canta O Segundo Sol, de Nando Reis

A canção O Segundo Sol, de Nando Reis, cantada por Cássia Eller, está na trilha sonora nacional da novela Tempos Modernos. Desde a primeira vez que a ouvi, adorei essa música. E pela curiosidade sobre um sistema com um segundo sol, descobri que sistemas planetários com dois sóis são comuns no universo. Aliás, existem sistemas até com três sóis.

Mas a predominância, por incrível que pareça, é de conjuntos com sóis duplos, pois as estrelas binárias compõem mais da metade dos sistemas solares. Além disso, esses sistemas são mais estáveis que aqueles com apenas um sol, como o nosso.

Assim, aquela imagem do filme Guerra nas Estrelas (Star Wars), em que Luke Skywalker caminha em direção a um poente duplo, não é nem um pouco fantasiosa.

Vejam uma imagem do sistema binário Sirius A e Sirius B ou Cão Maior e Cão Menor (a estrela menor é o ponto de luz embaixo à esquerda):

[caption id="" align="aligncenter" width="250" caption="Sirius A e B"][/caption]

***

E para homenagear Nando Reis, que teve a inspiração para criar esta bela canção, incluímos o vídeo da Cássia Eller abaixo, com a letra:


O Segundo Sol

Quando o segundo sol chegar
Para realinhar as órbitas
Dos planetas
Derrubando
Com assombro exemplar
O que os astrônomos diriam
Se tratar de um outro cometa...(2x)

Não digo que não me surpreendi
Antes que eu visse, você disse
E eu não pude acreditar
Mas você pode ter certeza
De que seu telefone irá tocar
Em sua nova casa
Que abriga agora a trilha
Incluída nessa minha conversão...

Eu só queria te contar
Que eu fui lá fora
E vi dois sóis num dia
E a vida que ardia
Sem explicação...

Quando o segundo sol chegar
Para realinhar as órbitas
Dos planetas
Derrubando
Com assombro exemplar
O que os astrônomos diriam
Se tratar de um outro cometa...

Não digo que não me surpreendi
Antes que eu visse, você disse
E eu não pude acreditar
Mas você pode ter certeza
De que seu telefone irá tocar
Em sua nova casa
Que abriga agora a trilha
Incluída nessa minha conversão...

Eu só queria te contar
Que eu fui lá fora
E vi dois sóis num dia
E a vida que ardia
Sem explicação...

Seu telefone irá tocar
Em sua nova casa
Que abriga agora a trilha
Incluída nessa minha conversão...

Eu só queria te contar
Que eu fui lá fora
E vi dois sóis num dia
E a vida que ardia
Sem explicação...

Explicação
Não tem explicação
Explicação, não
Não tem explicação
Explicação, não tem
Não tem explicação
Explicação, não tem
Explicação, não tem
Não tem!!

[secvitrine/cassia-eller/87213]