terça-feira, 24 de setembro de 2013

Quem canta a trilha sonora de Tempos Modernos

Por certo, até agora, da trilha sonora da novela Tempos Modernos, só temos a música Cérebro eletrônico, de Gilberto Gil. Para a novela, haverá uma regravação com a cantora Myllena, que participou do “Garagem” do Domingão do Faustão.

Mas há outros cantores/compositores já elencados para produzir as músicas dessa nova peça da teledramaturgia global, como Caetano Veloso, Arnaldo Antunes, Cássia Eller, Zé Ramalho, Maria Rita, Zélia Duncan e Ana Carolina.

O interessante é que está cheio de gente na internet divulgando a novela, sem atentar para tudo que ela copia de outras obras, como já mencionei em outro artigo, como o filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin, os livros 1984, de Orwell, e Admirável Mundo Novo, de Huxley, além do filme 2001, Uma Odisséia no Espaço (1968, dirigido por Stanley Kubrick), que tem o famoso computador HAL 9000 (e a lenda em torno desse nome, pois HAL parece indicar vagamente a IBM, pois as letras desta sigla se seguem ao nome do computador no alfabeto), que toma o controle da espaçonave e fala com seus tripulantes.

Afinal, um pouco de cultura não faz mal a ninguém. E já que há a cópia ou imitação dessas obras, as pessoas deviam aproveitar a oportunidade para saber mais sobre as obras imitadas. Em vez de simplesmente ficar seguindo muita bobagem sem aprender nada. Principalmente quando estamos numa época em que a maioria das grandes obras estão disponíveis na internet. Quem quiser, é claro, quem não quiser, que fique mofando os neurônios em frente à tv!

Vamos então à canção tema de Tempos Modernos, Cérebro Eletrônico, de Gilberto Gil, um dos grandes gênios da nossa pátria tropical. Não encontrei um vídeo bem feito desta música na internet, por isso incluo este, bem artesanal, com a letra mais abaixo:

***

http://www.youtube.com/watch?v=-PJncshl-CI

***

O cérebro eletrônico faz tudo

Faz quase tudo
Faz quase tudo
Mas ele é mudo

O cérebro eletrônico comanda
Manda e desmanda
Ele é quem manda
Mas ele não anda

Só eu posso pensar
Se Deus existe
Só eu
Só eu posso chorar
Quando estou triste
Só eu
Eu cá com meus botões
De carne e osso
Eu falo e ouço. Hum

Eu penso e posso
Eu posso decidir
Se vivo ou morro por que
Porque sou vivo
Vivo pra cachorro e sei
Que cérebro eletrônico nenhum me dá socorro
Em meu caminho inevitável para a morte
Porque sou vivo
Sou muito vivo e sei

Que a morte é nosso impulso primitivo e sei mas
Que cérebro eletrônico nenhum me dá socorro
Com seus botões de ferro e seus
Olhos de vidro

***

Atualizando o artigo, insiro aqui a versão de Cérebro Eletrônico com a Myllena, captada do trailer da novela Tempos Modernos:


***

Também coloco aqui a canção Invejoso (do álbum Ie Ie Ie 2009), de Arnaldo Antunes, que é o tema do personagem Bodanski (Otávio Muller), de Tempos Modernos: