sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A diferença entre espumante, frisante e sidra

Para os apreciadores de vinhos, o Ibravin, Instituto Brasileiro do Vinho, produziu uma cartilha para explicar a diferença entre espumante, frisante e sidra.

Afinal, há bebidas que são simplesmente suco de uva ou maçã com gás carbônico e álcool (ou sem álcool), que parecem espumantes por causa da presença das “bolinhas”, mas que na verdade são sidras, bebidas fermentadas de frutas ou simplesmente gaseificadas. Ou até mesmo refrigerantes.

Assim, se você quer saber mesmo o que está bebendo ou pretende beber naquela sua data especial, vá ao site do Ibravin, feche a janela do Bento em Vindima que salta na sua cara, busque a seção de “downloads” no índice lateral, e baixe o arquivo com todas essas informações, que contém detalhes como os cinco tipos de espumantes de acordo com o teor de açúcar de cada bebida, que são: Extrabrut, Brut, Sec/Seco, Meio Seco / Meio Doce / Demi-Sec e Doce. Para as graduações específicas, vá ao site do Ibravin, pois não vou tirar esse prazer do bebedor de vinho de descobrir essas preciosidades.