sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O que é uma radiola?

Você sabe o que é uma radiola? E uma vitrola? Que tal ... toca-discos?

Se você não sabe (ou é jovem demais pra saber), dá uma olhada nestas fotos, que tirei do aparelho que uma amiga minha ganhou como presente de aniversário (ela tem uma bela coleção de discos):

[gallery order="DESC" columns="2" orderby="rand"]

***

Reconheceu o aparelho? Ou conheceu?

Simples: um toca-discos, ou vitrola, ou radiola, é um aparelho para tocar discos de vinil.

Se não sabe ainda o que é um disco de vinil, também é simples: é um disco feito de vinil, em geral na cor preta, que serve para gravar áudio. Também é conhecido como Long Play ou LP.

Se você quiser informações mais detalhadas sobre esses assuntos, dá uma olhada nestas páginas da Wikipédia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Toca-discos

http://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_de_vinil

Quando eu era criança pequena lá em Minas Gerais eu só ouvia música em radiolas (além de rádio, claro).

Aliás, até a década passada eu tinha um toca-discos. Mas como eu migrei para cds, por ter muito poucos discos de vinil, acabei vendendo a velha vitrolinha!