sábado, 21 de maio de 2011

Receita rápida de massa

Esta receita rápida de massa é tiro e queda, pra quem não tem tempo pra preparar um almoço ou jantar completo.

Eu utilizo quase sempre talharim (tagliarini), que é a massa cortada em tiras finas. Tanto pode ser a comum ou a pré-cozida (fresca).

Tem uma comum que fica pronta em no máximo 5 minutos. A massa fresca fica pronta em 3 minutos. Ambas são deliciosas.

Basta ferver a água e botar pra cozinhar (marcando o tempo a partir da fervura com a massa), adicionando o tradicional filete de óleo e uma pitada de sal. A quantidade fica de acordo com o número de pessoas ou o tamanho da fome x tempo disponível.

E aí vem o molho ou tempero, que deixa o tempo de preparo mais curto ainda: coloque manteiga, ou azeite, a gosto, no prato onde vai ser colocada a massa quente, cuja água foi recém-escorrida.

E acrescente chimichurri sobre a manteiga ou azeite (para 1 ou duas pessoas, eu coloco 1 colher de sopa de manteiga; para quem gosta de mais misturas, coloque manteiga e azeite juntos :) ).

Coloque a massa recém-cozida por cima e mexa bem, esperando um tempinho para ela absorver os temperos. Prove se está bom de sal, e … coma!

Se você não tem chimichurri disponível, frite alho ou cebola picada e acrescente orégano.

O gosto bom vem da mistura do tempero com a manteiga ou o azeite.

Acompanham uma saladinha e um bife ou algo que você goste (na emergência, um ovo frito, ou cozido junto com a própria massa), além do tradicional queijo ralado por cima.